Saúde

    Agosto Dourado tem ações de incentivo ao aleitamento materno nas UBSs

    Em alusão ao Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação, a Prefeitura de São José dos Campos está promovendo uma série de ações nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve gerenciadas pelo Cejam (Centro de Estudo e Pesquisas “Dr. João Amorim”).

    A campanha busca reforçar a importância do leite humano como alimento de padrão ouro e essencial para o desenvolvimento saudável do bebê.

    Com o tema “Amamentar é Sustentar: menos plástico, mais vida”, a iniciativa integra três pilares fundamentais: a promoção do aleitamento, a humanização do cuidado materno-infantil e a sustentabilidade ambiental.

    A programação, aberta às comunidades do entorno das UBSs, conta com rodas de conversa, oficinas práticas sobre pega e manejo da amamentação, capacitações para equipes da saúde e criação de ambientes acolhedores para lactantes.

    O objetivo é contribuir com o aumento dos índices de amamentação exclusiva e reduzir o uso de utensílios artificiais, ampliando o envolvimento de profissionais e familiares com um cuidado ainda mais humanizado.

    De acordo com o Ministério da Saúde, o leite humano deve ser o único alimento oferecido ao bebê até os seis meses de vida, devendo continuar de forma complementar até, pelo menos, os dois anos. A prática é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.

    Boas ideias

    Na UBS Altos de Santana, por exemplo, foi instalada uma cesta para que os pacientes possam realizar o descarte consciente de mamadeiras e chupetas usadas, como forma de reforçar o compromisso com a saúde infantil e o meio ambiente.

    Outro destaque é a arrecadação de vidros com tampa plástica rosqueável para o armazenamento e doação ao Banco de Leite do Hospital Municipal. Todas as UBSs gerenciadas pelo Cejam na cidade contam com pontos de coleta desses recipientes, que podem ser de produtos como café solúvel, palmito, azeitonas, entre outros. O objetivo é ampliar a rede de apoio às mães doadoras e garantir a segurança no transporte e acondicionamento do leite.

    Já a UBS Santana conta com o “Cantinho da Amamentação”, espaço privativo para que mães e filhos possam fortalecer o vínculo afetivo.

    “Achei lindo quando vi, pois acho muito importante orientar todas as mamães sobre amamentação, que é um momento único, belo e especial, mas muitas vezes não sabemos como fazer, agir ou até mesmo lidar”, disse Alaine Ferreira, mãe do Benjamin, de 9 meses.

    “Foi um privilégio participar! Assim como eu tive a oportunidade, será uma grande alegria ver outras mamães aproveitando essa sala”, concluiu.


    Alaine com seu filho, Benjamin, no “Cantinho da Amamentação” da UBS Santana | Foto: Divulgação

    Além das unidades de Santana e Altos de Santana, o Cejam é responsável pela administração das UBSs Alto da Ponte e Telespark, e também das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Campo dos Alemães e Alto da Ponte.

    Deixe um comentário

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Artigos relacionados

    Saúde

    Melanoma cresce entre jovens no Brasil: especialistas alertam para riscos e mudanças de comportamento

    O melanoma, tipo mais agressivo de câncer de pele, tem crescido de...

    Saúde

    Menopausa: Entenda o que é, quando ocorre e como o corpo da mulher se transforma

    A menopausa é um marco natural na vida da mulher. Mais do...

    Saúde

    Beber água ao acordar: hábito simples que traz benefícios surpreendentes à saúde

    Beber água logo ao despertar tornou-se um dos hábitos de bem-estar mais...

    Saúde

    Anvisa aprova a primeira vacina de dose única contra a dengue do mundo

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a vacina contra a...